Imagem de Topo
BeActive Beach Games
12-06-2019

No âmbito do Programa Erasmus+ Desporto, e com base na Carta Europeia do Desporto, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.) tem vindo a envolver-se ativamente num conjunto alargado de projetos desenvolvidos à escala europeia.


Integrado no conceito “Desporto para Todos”, o IPDJ, I.P. é um dos parceiros do Projeto “BeActive Beach Games” que apresenta como principal objetivo a promoção da participação desportiva em todos os segmentos da população através do desenvolvimento de novas oportunidades de prática, utilizando neste caso como instrumento preferencial as atividades realizadas em ambiente de praia ou junto a outros planos de água (inclusivamente em contexto urbano).


Estas atividades podem ser praticadas tanto na areia como na água, devendo ser acessíveis a todos os cidadãos, colocando ainda especial enfoque na promoção da participação junto dos cidadãos em situação vulnerável tais como cidadãos de meios socioeconómicos mais desfavorecidos, cidadãos com deficiência, jovens de risco, migrantes, entre outros.


Este projeto é liderado pela Latvian Sports Federations Council e tem como parceiros as seguintes instituições:
• Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. - Portugal;
• Federação de Desportos de Praia da Estónia (Beach Sports Federation) - Estónia;
• União Lituana de Federações Desportivas (Lithuanian Union of Sports Federations) - Lituânia;
• Instituição Nacional Democrática para Ação Social de Itália (Ente Nazionale Democratico di Azione Sociale) - Itália;
• União das Federações Desportivas da Catalunha (Union of Sports Federations in Catalunya) - Espanha;
• Associação Internacional de Desporto para Todos (TAFISA) - Alemanha;
• Associação Internacional de Desporto e Cultura (International Sport and Culture Association) - Dinamarca;
 

No âmbito deste projeto, o IPDJ, I.P. encontra-se a liderar o desenvolvimento do Manual dos Jogos “BeActive Beach Games”, qual será posteriormente testado em dois eventos distintos; o primeiro a realizar em Riga - Letónia no próximo mês de Agosto (16-19) e o segundo a realizar em Portimão, na Praia da Rocha, entre os dias 7 e 9 de setembro, contando ainda com o apoio do Município de Portimão, este ano nomeado como Cidade Europeia do Desporto.
 

O desenvolvimento deste manual possibilitará a sua disseminação posterior em todos os países participantes da Semana Europeia de Desporto, constituindo-se como mais um exemplo de boa prática a replicar à escala europeia. Em breve será publicado o sítio eletrónico do projeto que apresentará toda a informação sobre o projeto.