Imagem de Topo
75.º aniversário do Estádio Nacional
04-06-2019

No passado dia 17 de junho, foi exibido pelas 18h30, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, o documentário «Estádio Nacional, 75 anos de emoções», com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.

No documentário, produzido para assinalar os 75 anos deste complexo desportivo, é traçada a história do Estádio pelas vozes de atletas, ex-trabalhadores e utentes que nos contam, na primeira pessoa, as estórias dentro da história deste espaço carregado de emoção, durante cerca de 30 minutos.

75 anos passados desde a inauguração, o Centro Desportivo Nacional do Jamor (CDNJ) recebe, anualmente, mais de um milhão de utentes. O Estádio Nacional mantém-se como a peça mais emblemática do CDNJ.

Encontra-se inserido num grande parque urbano e desportivo com cerca de 200 hectares, que integra diversos equipamentos desportivos e de lazer, para além de uma mata com mais de 90 hectares, oferecendo um conjunto alargado de valências, disponíveis para o alto rendimento desportivo e para o desporto federado, mas também para o lazer. Este espaço tem passado por diversas fases, assinalando-se, nos últimos anos, um conjunto de intervenções que têm vindo a adequar esta instalação desportiva às necessidades atuais, preservando o legado histórico e as suas características arquitetónicas.

O Estádio possui, atualmente, uma lotação superior a 37.000 lugares, o que faz dele o quarto maior estádio do país. Em 2017, foi o primeiro estádio do país a receber a instalação de videoárbitro e, em 2018, foi reconhecido como apto para receber jogos da Liga Portugal. Para além de inúmeros eventos desportivos, de entre os quais as Finais da Taça de Portugal, prova rainha do futebol nacional, que assume particular destaque, o Estádio Nacional tem recebido ao longo dos anos muitos outros eventos de relevo, como por exemplo a final da Taça dos Campeões Europeus de 1967 ou as cerimónias de abertura e encerramento da Gymnaestrada Mundial de 2003. Realizam-se aqui, com frequência, jogos particulares de seleções nacionais, bem como diversos campeonatos nacionais de outras modalidades, mas também concertos, óperas e iniciativas promocionais com milhares de participantes, como por exemplo o logotipo humano do Euro 2004.

Aceda aqui ao documentário «Estádio Nacional, 75 anos de emoções»