Imagem de Topo
“Bandeira da Ética”, um selo de qualidade na certificação e promoção dos Valores Éticos no Desporto!
12-04-2019

O IPDJ I.P. através do Plano Nacional de Ética no Desporto, apresenta segunda-feira, dia 15 de abril,  a nova plataforma e regulamento da Bandeira da Ética.

 
A Bandeira da Ética consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto e é dirigida a todas as entidades que pretendam que seja reconhecido e certificado o seu trabalho.


Os proponentes podem requerer a certificação de projetos, iniciativas, departamentos ou da própria entidade no seu conjunto de atividades


Com esta construção de um programa de certificação nacional na área da ética desportiva e educação para os valores no desporto, o IPDJ pretende promover a visibilidade das iniciativas e reconhecer a ação dos agentes do sistema desportivo.


A Bandeira da Ética assenta numa plataforma tecnológica que viabiliza duas principais funcionalidades: a submissão de candidaturas à certificação e o repositório de boas práticas de ética e valores no desporto, onde são arquivados um conjunto de recursos de excelência, disponíveis para consulta por parte dos membros da comunidade .


A Bandeira da Ética enaltece a dimensão educativa do Desporto como instrumento de desenvolvimento humano. Desde o seu lançamento em outubro de 2017, aderiram à Bandeira da Ética 21 entidades.
Nesta sessão serão partilhados alguns exemplos de boas práticas desportivas aplicadas por entidades diferenciadas, como a Escola de Judo Nuno Delgado, a Câmara Municipal de São João da Madeira, a Federação Portuguesa de Futebol, a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Fundação Benfica, e a Associação Física e Desportiva de Torres Vedras.


Esta cerimónia, que terá lugar no Centro de Alto Rendimento do Jamor, contará ainda com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo e do Presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, Vítor Pataco.