Imagem de Topo
Projeto “Keep Youngsters Involved” - Prevenção do Abandono Desportivo em Jovens | Conclusões
19-03-2019

Decorreu entre os dias 13 a 15 de março de 2019, em Amesterdão, na Holanda, a reunião final do Projeto Europeu “Keep Youngsters Involved”, co-financiado pelo Programa Erasmus +.Este projeto tem como principal objetivo a identificação dos fatores que previnem o abandono desportivo bem como o desenvolvimento de estratégias e ações práticas que permitam aos treinadores, clubes e famílias prevenir e combater o abandono desportivo em crianças e jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos. Trata-se de um projeto que tem vindo a ser desenvolvido pelo IPDJ, I.P. em parceria com 5 outros países europeus, entre eles a Irlanda, Finlândia, Roménia, Bélgica e Holanda.


O encontro teve como finalidade a apresentação dos resultados obtidos no decorrer do projeto, mais concretamente, os 14 fatores identificados a partir da análise da evidência disponível que permitem prevenir o abandono desportivo nestes segmentos da população.


Pretendeu-se ainda promover a disseminação do projeto de forma a poder envolver neste processo mais países da União Europeia, para além dos parceiros no mesmo. Durante o encontro foram realizadas várias sessões de trabalho tendo sido abordadas as melhores práticas para o desenvolvimento de planos nacionais de ação nesta dimensão.


Importa ainda referir que a Federação Portuguesa de Futebol foi convidada a apresentar o trabalho que tem vindo a desenvolver nesta área da prevenção do abandono desportivo, tendo o Prof. Dr. André Seabra apresentado uma conferência sobre este tema.


Mais informação sobre o projeto pode ser encontrada aqui:
https://www.kenniscentrumsport.nl/en/international-projects/keep-youngsters-involved/