Imagem de Topo
IPDJ inaugura «Sala Moniz Pereira» no Museu Nacional do Desporto
05-03-2018

o Instituto Português do Desporto e Juventude irá inaugurar  no próximo dia 6 de março, pelas 16h30 a “Sala Moniz Pereira” no Museu Nacional do Desporto (Palácio Foz, Pç. dos Restauradores - Lisboa).


É nesta sala que estão parte dos objetos memória do Prof. Moniz Pereira.
Era aqui que, de modo sistemático, guardava documentos, parte dos livros, cadernos de apontamentos, pautas musicais, diplomas variados, objetos diversos, medalhas e pinos, cartões de múltipla pertença e, ainda, os álbuns fotográficos nos quais regista momentos diferentes da sua vida por inteiro.

É nesta sala que são feitas muitas das «histórias de vida» e reportagens o que faz com que o espaço seja de imediato reconhecido, nomeadamente para os muitos que com ele se cruzaram ou que com ele trabalharam. Dentro da sala, basta um olhar em volta para se reconhecer que A SORTE DÁ MUITO TRABALHO - máxima utilizada pelo Professor para descrever a sua própria vida.

É na arrumação do espaço, nas gavetas organizadas por Olimpíadas e por Campeonatos Internacionais que damos conta das qualidades que explicam o caráter de uma obra multifacetada centrada no desporto.
 

Visite o Museu Nacional do Desporto!