Imagem de Topo
Lançamento do EUPASMOS - Sistema Europeu de Vigilância da Atividade Física e Desportiva
19-01-2018

A iniciativa EUPASMOS - Sistema Europeu de Vigilância da Atividade Física e Desportiva é um projeto apoiado pelo Programa Erasmus+ Desporto, com coordenação e Gestão de Portugal, através do IPDJ, I.P. Tem como parceiros entidades da Holanda, Itália, França, Eslovénia, Chipre, Letónia, Suécia, Hungria.

Decorre hoje, dia 19 de janeiro, em Budapeste, a reunião de lançamento do Sistema Europeu de Monitorização da Atividade Física e do Desporto, com o apoio institucional e político ao Projeto por parte do Comissário Europeu para os assuntos de Educação, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics e a presença do Secretário de Estado de Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.


EUPASMOS - Sistema Europeu de Vigilância da Atividade Física e Desportiva

Este projeto resulta da necessidade identificada pelos EM, CE - Unidade de Desporto e OMS-Europa relativa ao desenvolvimento e implementação de um sistema integrado de monitorização das atividades físicas e desportivas que permita a recolha e a análise de informação determinante para a definição de políticas desportivas públicas mais ajustadas, quer em termos europeus, quer nacionais.

Pela primeira vez na Europa, em termos desportivos, irão ser desenvolvidos os procedimentos técnicos necessários à criação de um sistema europeu, através da adoção de procedimentos e metodologias partilhadas de recolha de informação que permitam, não só aumentar a qualidade da informação disponível junto dos cidadãos europeus neste domínio, como ainda permitir a comparabilidade da mesma à escala europeia.

Numa segunda fase, e após concluído o projeto, esta metodologia desenvolvida será implementada em todos os países europeus, através da criação de uma estrutura de apoio permanente neste domínio.
No final, já será possível consultar os dados recolhidos relativamente aos indicadores monitorizados nos países participantes. Portugal lidera  o projeto e tem a coordenação do mesmo.

Para além dos parceiros referenciados tem como parceiros externos: OMS – Europa, TAFISA, EPSI, ISCA, EuropeActive,  Rober Koch Institute, Institute of Sport Science and Sport. Tem também os seguintes apoios: do Comissário Europeu Tibor Navracsics; Comissão Europeia – Unidade de Desporto e da Organização Mundial de Saúde – Europa.