Imagem de Topo
Jorge Pina recebe Prémio de Ética no Desporto
17-01-2018

O Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito do seu Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), entrega hoje ao pugilista Jorge Pina o Prémio de Ética no Desporto, durante a 22.ª Gala do Desporto que decorrerá no Casino do Estoril.

Jorge Pina é um atleta que se tem destacado pelo seu trabalho na promoção da ética e dos valores, quer na sua vida pessoal, quer no âmbito das suas atividades profissionais. O pugilista é um exemplo de persistência, humildade e integridade manifestando, na sua forma de estar na vida, uma contagiante alegria e boa disposição. Estas suas características foram recentemente reconhecidas em Marselha, no âmbito da Semana Europeia do Desporto, através da atribuição pela União Europeia do Prémio Local Hero.

Nascido em Portimão em 1976, desde cedo se torna numa das referências do pugilismo nacional conquistando diversos títulos, nomeadamente, o de campeão nacional.

A profissionalização e a carreira internacional levaram-no a preparar-se para a conquista do título de Campeão Mundial, nunca alcançado por ter perdido a visão. A adversidade obriga-o a reformular a sua vida e a deixar de ser pugilista. Contudo, a sua força interior não é abalada e é reforçada por uma resiliência invulgar.

Profissionalmente trabalha como personal trainer, e em paralelo desenvolve a carreira de atleta paralímpico e apoia jovens nas suas escolhas e opções de vida.


As suas palavras são uma inspiração para muitos: "Antes é que eu era cego! Agora é que eu vejo... Deus tirou-me de um caminho para colocar-me noutro melhor".

Jorge Pina afirma, de forma reiterada, a conduta e defesa de valores éticos que são os pilares do Prémio de Ética no Desporto.

Durante anos foi, e continua a ser, uma das maiores referências do boxe português.


Apesar de ter perdido 90% da visão, fez questão de manter-se ligado ao boxe através do ensino desta modalidade desportiva, e fundou, em 2011, a Associação Jorge Pina, onde aplica o seu conhecimento e entusiasmo pela vida junto de jovens que querem superar-se, e nele podem encontrar apoio e um modelo de vida inspirador.


O Instituto Português do Desporto e da Juventude no âmbito do trabalho desenvolvido pelo PNED foi reconhecido pelos seus inovadores projetos, iniciativas e boas práticas que desenvolve na promoção do Fairplay e da ética desportiva, tais como a aplicação do Cartão Branco em diversas modalidades desportivas, a criação de recursos pedagógicos, a aquisição da caravana “centro de estágios dos valores” e a criação da “Bandeira da Ética”, um processo de certificação dos valores éticos no desporto.

Parabéns Jorge Pina!