Imagem de Topo
X Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP
17-07-2017

Caminha recebeu na última semana de julho, os representantes do Governo dos países da CPLP, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.


No passado dia 30 de julho, participaram nesta Conferência, todos os nove Ministros responsáveis pelas áreas da Juventude e do Desporto.


Na presidência desta Conferência contámos com  o Senhor Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que presidiu à sessão de abertura que teve lugar pelas 9h00 no Hotel Portas do Sol, local que acolheu este encontro.

Esta conferência, decorreu na sequência dos termos da Resolução 18/2016, de 17 de julho, em que os Ministros participantes na IX Reunião da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, que teve lugar em 2016, em Cabo Verde, acordaram realizar a próxima Reunião em 2017 e em Portugal.

A Conferência foi uma oportunidade para apresentação e discussão de temas pertinentes e atuais comuns nas áreas da Juventude e do Desporto do espaço da CPLP.


Entre os documentos estratégicos, foram analisados o relatório de atividade de 2016, o plano de atividades 2017/2018 e assuntos relativos aos Jogos Desportivos de 2018, bem como outros projetos estruturantes para o futuro da Conferência.

A reunião dos Ministros foi  antecedida da reunião de Diretores Gerais de Juventude e Desporto da CPLP, no passado dia 29, e pela reunião da Comissão de Juventude e da Comissão de Desporto, ambas no passado dia 28. No mesmo dias28, no período da tarde, houve espaço para o programa “Desporto – Projetos e ideias”, que  aconteceu pela primeira vez.

No dia 29 teve lugar a cerimónia de encerramento da VIII Bienal de Jovens Criadores da CPLP.

Participaram nesta VIII edição da Bienal de Jovens Criadores da CPLP, que decorreu de 24 a 29 de julho, em Vila Nova de Cerveira, jovens representantes dos países da CPLP.

Dia 31 de julho decorreu em Gondomar, no auditório Municipal, o II Fórum do Desporto da CPLP. Esta iniciativa pretendeu, entre outros objetivos, refletir sobre a integridade e a ética no desporto como afirmação e expressão de valores que constituem o acervo da CPLP, afirmando o compromisso da Conferência de Ministros do Desporto e da Juventude da CPLP na promoção e preservação da integridade no desporto nos planos nacional, regional e internacional e pela busca de respostas consistentes e efetivas aos desafios de um mundo globalizado.


Mais informação sobre a Conferência em:
https://www.facebook.com/JuventudeDesportoCPLP/