Imagem de Topo
Trabalho de Investigação realizado por equipa do CAR Jamor ganha 1.º Prémio COP
06-02-2017

 

No dia 3 de fevereiro, o trabalho “ALTERAÇÃO DA RESPOSTA FISIOLÓGICA PELO EFEITO DA ALTITUDE SIMULADA”, submetido a concurso pela equipa do CAR Jamor, mereceu o 1º Prémio, na categoria Medicina do Desporto, na edição de 2016 do Concurso de Ciências do Desporto, promovido pelo Comité Olímpico de Portugal com o apoio da Fundação Millenniun bcp.

Este trabalho de investigação é útil para a prescrição do exercício, beneficiando os treinadores e atletas que utilizam a sala de treino em altitude existente no CAR Jamor. É também útil para a comunidade cientifica por realçar que o metabolismo em exercício não é exclusivamente determinado pela intensidade do exercício, dependendo igualmente da disponibilização do oxigénio.

A investigação conduzida pelo Responsável Clínico do CAR Jamor, João Beckert e mais alguns elementos da equipa, envolveu a colaboração de três centros de investigação (CEDOC, da Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa e CIPER, da Faculdade de Motricidade Humana e CENTEC do Instituto Superior Técnico, ambos da Universidade de Lisboa).

Os autores são os seguintes:

-  João Beckert (CAR Jamor e CEDOC)
- Ricardo Minhalma (CIPER),
- Diana Ferreira (CAR JAMOR,
- Nova MedicalSchool)
- Joana Reis (CIPER)
- Alberto de Sousa Prata (CAR Jamor)
- Ricardo Silvestre (CAR Jamor)
- João Pedro Mendes (CENTEC)
- Nuno Neuparth (CEDOC) e
- Francisco Alves (CIPER)