Imagem de Topo
Inauguraçãodo Complexo Desportivo de Évora | 27 de julho
25-07-2016

O novo Complexo Desportivo de Évora é inaugurado no próximo dia 27 de julho, pelas 18h30, numa cerimónia que contará com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Augusto Fontes Baganha e do Presidente da Câmara Municipal, de Évora Carlos Pinto de Sá.

Durante esta cerimónia será assinado o contrato de comodato entre o IPDJ e a Câmara de Évora, que permitirá, doravante, à edilidade fazer a gestão deste novo equipamento desportivo.

O complexo desportivo tem uma área total de aproximadamente 54.500m2 estando classificada pelo Plano de Urbanização de Évora (PUE) como Zona de Equipamentos, e integra:

- As zonas de equipamentos destinadas à instalação de equipamentos de utilidade social ou de utilização
coletiva, nomeadamente educação, desporto, cultura, apoio social,
- Residências para estudantes,
- Saúde,
- Religião,
- Proteção civil e
- Segurança.


O Programa do equipamento foi desenvolvido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e consta das seguintes valências:

- Pista de Atletismo com seis corredores de 400m, fosso de água no seu topo norte (para prática dos 3000m obstáculos) e duas pistas para o salto com vara e salto em altura. Os setores para as disciplinas de lançamentos ficarão instalados na envolvente próxima da pista, uma vez que a sua prática é incompatível com a existência de um relvado sintético.

- Campo de Rugby em relvado sintético com 90m x 64m, satisfazendo todos os requisitos técnicos estabelecidos pelo International Rugby Board (IRB).

- Edifício de apoio com uma área bruta de aproximadamente 290 m2, desenvolvendo-se paralelamente ao eixo maior do campo, constituído por 3 módulos de vestiários/balneários/instalações sanitárias para atletas, um dos quais preparado para atletas com mobilidade reduzida, dois módulos de apoio a árbitros, posto médico, arrecadação de material desportivo, instalações sanitárias para o público, sala de acolhimento do segurança e áreas técnicas.

- Arranjos exteriores para melhoria de toda a envolvente da infraestrutura desportiva, incluindo a execução de percursos de manutenção, a vedação do parque desportivo e a construção de um espaço para estacionamento de viaturas.

Os vários projetos foram desenvolvidos pela Câmara Municipal de Évora, parceira do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.