Imagem de Topo
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE TREINADORES
30-06-2016

Num trabalho com vários meses de duração, as Federações Desportivas, em estreita colaboração com os serviços do IPDJ, IP, estão a dar os passos essenciais para que o processo de formação de novos treinadores retome o seu curso normal, permitindo que estes adquiram as competências necessárias ao exercício da função.

De entre as várias ações que integram do Programa Nacional de Formação de Treinadores (PNFT) salienta-se, como objetivo último do trabalho desenvolvido, o estabelecimento das normas que vão reger a organização dos cursos de treinadores, seguindo o quadro normativo determinado pela nova legislação.
 


De acordo com a metodologia que foi decidida, uma vez reunidas as condições mínimas de organização do curso, o IPDJ, IP procede a uma validação provisória dos documentos relacionados (referenciais de formação específica e regulamento de estágio) e formaliza esta validação junto das federações em causa.


Com esta decisão, estão criadas as condições para a realização do primeiro curso, o qual deve assumir um carácter excecional, levando a que, quando concluídas as suas fases (formação curricular e estágio) os mesmos documentos sejam objeto de uma apreciação cuidada e de uma eventual reformulação.


Esta apreciação será depois analisada em conjunto com os serviços do IPDJ, IP levando à validação final dos citados documentos, que terão, assim, um horizonte temporal de aplicação muito mais alargado.

|Tabela com a situação das Federações Desportivas em 24 de setembro de 2012|

A tabela seguinte resume a situação das Federações Desportivas em 24 de setembro de 2012, no que se refere à validação provisória dos documentos essenciais para a organização dos cursos, indicando-se os cursos já realizados, ou que estão programados a médio prazo.

 

Modalidades Grau I Grau II Grau III
Atletismo Sim    
Basquetebol Sim Sim Sim
Canoagem Sim    
Ciclismo Sim    
Esgrima Sim    
Patinagem   Sim Sim
Rugby Sim   Sim
Ténis Sim Sim  
Triatlo Sim Sim  
Voleibol Sim Sim