Imagem de Topo
Apresentação das obras «Ética desportiva para todos» e «As aventuras de Splitz - o pequeno herói»
24-05-2016

A sessão de apresentação pública da publicação «Ética desportiva para todos», com adaptação de Sandra Marques da FENACERCI, e da Banda Desenhada «As aventuras de Splitz! – o pequeno herói» de Ricardo Roque Martins, terá lugar na próxima quinta-feira, dia 25 de maio, pelas 11h00, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures (Rua Guilherme Henrique Soromenho, 2 | Loures), com entrada livre.

O evento conta com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, da Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes e do Atleta Jorge Pina.

Ética desportiva para todos», para pessoas com deficiência, com adaptação de Sandra Marques|

Trata-se de uma publicação direcionada para pessoas com deficiência, de leitura fácil, e será apresentada nas versões impressa, braille e áudio. Procura abordar o tema da ética e dos valores no desporto, de forma inclusiva e com conceitos muito simples.

 «Quando falamos de ética falamos da forma como nos comportamos. A ética diz-nos como nos devemos comportar para não nos prejudicarmos ou prejudicar outras pessoas. Muitas vezes a ética é confundida com a lei. Mas a ética é muito mais do que apenas cumprir a lei. Ninguém pode ser obrigado a comportar-se com ética, mas as leis obedecem muitas vezes a princípios éticos. É a ética que nos faz pensar e nos diz se estamos a agir bem ou mal, ou se os outros estão a agir bem ou mal. A ética pode variar de sociedade para sociedade e está muito ligada à moral e à cultura de cada país». (Ética Desportiva para Todos)
 
 

As aventuras de Splitz! – o pequeno herói», de Ricardo Roque Martins|

Trata-se de um conjunto de cinco histórias desenhadas que abordam os seguintes temas: bullying, discriminação, conciliação entre a vida académica e desporto, o individualismo e a dopagem no desporto. Com uma linguagem juvenil e desenhos originais, esta publicação vai ao encontro das crianças e dos jovens, possibilitando uma reflexão sobre valores e desafios no desporto.    

A apresentação das obras estará a cargo dos próprios autores e conta com intervenções de alunos de ensino especial, numa cerimónia em que estarão presentes o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo e a Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Estas obras resultam da parceria entre o Instituto Português do Desporto e Juventude/PNED e  as seguintes entidades:
- Direção Geral de Educação;
- ENACERCI;
- ILIDH;
- Instituto Nacional de Reabilitação;
- Comité Paralímpico de Portugal,
- FPDD e
- POPH.

 

 Aceda diretamente às obras em

1 - Ética desportiva para todos», para pessoas com deficiência(PDF)

Versão áudio

 Versão braille

2 -As aventuras de Splitz! – o pequeno herói (PDF)