Imagem de Topo
IPDJ e o Projeto "Desporto Com Sentido"
14-04-2016

O Projeto Desporto com Sentido centra-se na produção de ferramentas necessárias à inclusão pelo desporto através da conceção de manuais de suporte às várias modalidades desportivas, acompanhados de suporte digital.

Um gigantesco passo no sentido de se promover a participação e a inclusão das pessoas com deficiência na educação física e no desporto

O Instituto Português de Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.) participou na Conferência de Encerramento do Projeto Desporto Com Sentido que decorreu a 6 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Pela primeira vez, após 32 anos de prática regular de desporto para as pessoas com deficiência e 194 anos após os primeiros passos dados no ensino especial para cegos e surdos no nosso país, é de relevar o carater inovador e de mérito do Projeto Desporto com Sentido em 6 áreas:
 

1. Produzidos 1 manual generalista e 20 manuais de modalidades transversais a todas as áreas e categorias desportivas de deficiência e para alunos com Necessidades Educativas Especiais.
 2. Os 21 manuais são acompanhados de suporte digital.
 3. Criação de 1 Centro de Treino de Competências para Desporto Adaptado que realizou 16 ações de formação destinados a professores, treinadores, alunos e voluntários.
 4. Produzidos um kit de materiais didáctico-pedagógicos específicos para as modalidades de Boccia, goalball, corridas (atletismo) para cegos e jogos lúdicos e tradicionais.
 5. Plataforma e-learningwww.desportocomsentido.org – visando a disseminação dos produtos e o alargamento da rede de interessados e parceiros.
 6. Desenvolvimento de ações de sensibilização no âmbito do voluntariado, num total de 29 ações, em 6 modalidades, em 22 escolas, tendo participado 3230 alunos, sendo 445 alunos com necessidades educativas especiais, 333 professores e treinadores, 118 voluntários e 113 familiares.
 

O Projeto Desporto Com Sentido envolveu um esforço titânico de 58 autores, de 42 Entidades colaboradoras, de uma incansável equipa do Projeto promovido pela Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal (APCAS), sob a coordenação científica da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e de parceiros com a Divisão do Desporto Escolar e a Direção Geral da Educação do Ministério da Educação bem como da Câmara Municipal do Seixal.

O Projeto Desporto Com Sentido foi cofianciado pelos EEA Grants da Islândia, Liechtenstein e Noruega, no âmbito do Programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Saiba mais em: http://www.desportocomsentido.org