Imagem de Topo
Apresentação das obras «Desporto em Palavras» e «Desporto, Ética e Transcendência»
23-02-2016

A sessão de apresentação pública das obras «Desporto em Palavras» de Manuel Sérgio e «Desporto, Ética e Transcendência» com a coordenação de Alfredo Teixeira e José Tolentino Mendonça, decorrerá na próxima quinta-feira, dia 25 de fevereiro, pelas 18h00, no Museu Nacional do Desporto, (Palácio Foz | Praça dos Restauradores, Lisboa).

«Desporto em Palavras», recolhe um conjunto de textos publicados ao longo dos últimos 3 anos na imprensa desportiva. Apresentam-se reflexões sobre a teoria e prática desportiva, sobre a leitura atual do futebol português, confissões do mentor e conselheiro de José Mourinho, Jorge Jesus e do Provedor da Ética no Desporto.

Para Manuel Sérgio, conhecido também por ser o mentor de José Mourinho, «Educar para o desporto é educar tendo em vista a complexidade humana e não só o físico, o biológico e a competição desmedida (…) Educar para o Desporto é educar para valores! (…) Porque é com valores e com homens com valores que o desporto tem rosto humano! Mais importante que ter sucesso é ter valor, principalmente se neste valor há vontade de construção de um mundo diferente!» (Sérgio 2016 pp 22 – 23).

A obra «Desporto, Ética e Transcendência» apresenta os artigos de autores nacionais e estrangeiros, provenientes do colóquio internacional realizado no ano passado, na Universidade Católica Portuguesa sobre a temática da «Transcendência no Desporto, Simbologia, Significados e Linguagens».

Para os autores «Tais linguagens transcrevem a complexidade do desporto enquanto dramatização de representações coletivas e de crenças que dão sentido ao quotidiano».

A apresentação das obras estará a cargo de Eduardo Marçal Grilo e José Lima, numa cerimónia que conta com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses, do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P., Augusto Baganha, dos autores e representantes do movimento associativo desportivo.

Estas obras resultam da parceria institucional celebrada entre o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e a Universidade Católica Portuguesa.