Imagem de Topo
49 atletas portugueses participam nos Jogos Mundiais Special Olympics | Los Angeles 2015
28-07-2015

 Decorrem em Los Angeles (EUA), de 25 de julho a 2 de agosto, os Jogos Mundiais Special Olympics | 2015.

Dos 70 elementos que constituem a delegação portuguesa, 49 atletas vão participar no acontecimento desportivo nas seguintes modalidades: Natação, Atletismo, Basquetebol, Equitação, Futebol de 7, Golfe, Ginástica artística, Ginástica Rítmica e Ténis de Mesa.

João Farinha, Filipa Ferreira, Raquel Noivo, Ângelo Pais e António Pimenta representam Portugal nas provas de Atletismo do Special Olympics World Games de 2015.

De acordo com a LUSA, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, recebeu a comitiva antes da partida, no passado dia 21 de julho, tendo revelado que o governo português disponibilizou 78 mil euros para a participação portuguesa e aproveitou a ocasião para homenagear a Dra. Maria Barroso, que faleceu recentemente. A antiga primeira-dama foi a fundadora do Movimento dos Special Olympics em Portugal.

O movimento Special Olympics foi fundado em 2001, a convite de Eunice Kennedy Shriver, e é uma instituição cujo principal objetivo é o apoio a crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e à sua integração no meio social através da prática de atividades desportivas.

Entretanto, Portugal já conquistou três medalhas nos dois primeiros dias destes Jogos Mundiais.

No atletismo, António Pimenta conseguiu o ouro nos 10.000 metros e, na natação, António Gonçalves arrecadou o ouro nos 50 metros bruços e Luísa Santos o bronze nos 100 metros costas.