Imagem de Topo
Évora | Lançamento da obra de construção de Pista de Atletismo e Campo de Rugby em relva sintética
07-07-2015

Decorre a 8 de julho, pelas 10h00, no denominado hipódromo General Amílcar Pinto, em Évora*, o lançamento da obra «Construção de Pista de Atletismo e Campo de Rugby em Relva Sintética».

Num terreno, com uma área total de aproximadamente 54.500 m2, foram desenvolvidos projetos destinados à instalação de equipamentos de utilidade social e de utilização coletiva, nomeadamente educação, desporto, cultura, apoio social e saúde, de modo a colmatar a carência de infraestruturas desportivas desta tipologia no Concelho de Évora,

Tal permite, não só atividades de iniciação, formação e treino, como também a realização de provas desportivas a nível nacional e internacional.

Os Equipamentos a construir pelo IPDJ, I.P., contemplam das seguintes valências:

  • Pista de Atletismo com seis corredores de 400mt, fosso de água no seu topo norte (para prática dos 3.000m obstáculos) e duas pistas para o salto com vara e salto em altura. O setor para a disciplina de lançamentos ficará instalado na envolvente próxima da pista, uma vez que a sua prática é incompatível com a existência de um relvado sintético.
     
  • Campo de Rugby em relvado sintético com 90mt x 64mt, satisfazendo todos os requisitos técnicos estabelecidos pelo International Rugby Board (IRB).
     
  • Edifício de apoio com uma área bruta de aproximadamente 290 m2, desenvolvendo-se paralelamente ao eixo maior do campo, constituído por 3 módulos de vestiários/balneários/instalações sanitárias para atletas, um dos quais preparado para atletas com mobilidade reduzida, dois módulos de apoio a árbitros, posto médico, arrecadação de material desportivo, instalações sanitárias para o público, sala de acolhimento do segurança e áreas técnicas.
     
  • Arranjos exteriores para melhoria de toda a envolvente da infraestrutura desportiva, incluindo a execução de percursos de manutenção, a vedação do parque desportivo e a construção de um espaço para estacionamento de viaturas.

São também objetivos desta ação:

  • aumentar o número de atletas federados nas modalidades do Atletismo e do Rugby,
  • promover o Associativismo ao nível do Concelho de Évora e a competição territorial, numa lógica de oferecer às populações, independentemente da sua condição física, etária, social e económica, hábitos de prática desportiva, enquanto valores de melhoria na sua qualidade de vida.

A cerimónia conta com a presença de S. Exa. o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, do Senhor Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha e do Senhor Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Costa Dieb.

* Localizado entre o Campo do Lusitano Ginásio Clube e a Ribeira da Torregela, com acesso direto pela Estrada de Alcácovas, (EN 380).