Imagem de Topo
Jogos Europeus de Baku 2015 | Portugal conquista 10 medalhas | Parabéns da todos os medalhados
29-06-2015

A participação portuguesa nos Jogos de Baku terminou a 28 de junho com a atribuição da medalha de bronze à equipa de portuguesa de futebol de praia.

Portugal fechou a sua participação com 10 medalhas conquistadas, terminando no 18.º lugar no ranking dos países medalhados, entre 50 países participantes.

A atribuição de medalhas ficou assim distribuída:

Ouro: João Geraldo, Marcos Freitas e Tiago Apolónia – Ténis de Mesa – Equipas Masculinas; Rui Bragança – Taekwondo;  Telma Monteiro – Judo

Prata: João Silva – Triatlo; Fernando Pimenta (2 medalhas – K1 1000m e K1 5000m) – Canoagem; João Costa – Tiro

Bronze: Júlio Ferreira – Taekwondo; Ana Rente e Beatriz Martins – Trampolim Sincronizado Feminino; e Futebol de Praia (Tiago Petrony, Rui Coimbra, Tiago Batalha, Bruno Torres, Jordan Santos, Alan Cavalcanti, Madjer, José Maria, Bruno Novo, Nuno Belchior, Bê Martins e Elinton Andrade).

Dez provas com direito a medalha, que representam 23 atletas medalhados entre os 100 que estiveram em Baku! Praticamente um quarto da comitiva lusa sai de Baku com uma medalha ao peito. Um feito histórico para o desporto nacional!!

Portugal esteve presente com 101 atletas em 14 modalidades distintas.

PARABÉNS à comitiva portuguesa e muito em particular a tod@s @s medalhad@s!!

 

| Os Jogos Europeus de Baku |

Foi a primeira edição dos Jogos Europeus. O Velho Continente era o único que não tinha uns jogos continentais, ao contrário do que se passa na América, África, Ásia ou Oceânia.
O Jogos de Baku foram o grande evento desportivo do ano na Europa.

Organizado pelos Comités Olímpicos Europeus (EOC), reuniram:

- mais de 6000 atletas,
- 50 países participantes e
- 20 modalidades.

Baku, capital do Azerbaijão, foi a capital do desporto europeu, de 12 a 28 de junho.

  A um ano dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, este foi o último grande momento multidesportivo no calendário, e uma oportunidade única de ficar na história de um evento que se espera cimente raízes no calendário desportivo do Velho Continente.

Nesta primeira edição dos Jogos Europeus, participaram mais de 6.000 atletas, de 50 Comités Olímpicos europeus, num evento que contou com 20 desportos distintos, 16 dos quais olímpicos.