Imagem de Topo
Dia da ADoP | Apresentação dos dados estatísticos da luta contra a dopagem referentes a 2014
18-06-2015

No dia 19 de junho, data em que a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) comemora o seu 6.º aniversário, serão apresentados os dados estatísticos de 2014, relativos à luta contra a dopagem em Portugal.

A ADoP dará a conhecer os diferentes indicadores que espelham a realidade do combate à dopagem em Portugal, designadamente:

- quantas amostras e quantos casos de violações de normas antidopagem no desporto português foram registados,
_ bem como as substâncias com maior incidência e as modalidades mais afetadas.

Na sequência da institucionalização do Dia da ADoP, esta Autoridade lançou o desafio à  Agência Mundial Antidoping para em conjunto iniciarem uma campanha mundial cujo objetivo é precisamente a sensibilização para a importância da luta contra a dopagem.

Nesta sessão, será ainda entregue o galardão de «Parceiro do Ano», distinção que se destina a assinalar o relevante contributo para a luta contra a dopagem no nosso país por parte de uma das instituições que com a ADoP colaboram mais ativamente na prossecução desse objetivo.

A ADoP é a organização nacional antidopagem de Portugal, organismo público que funciona junto do Instituto Português do Desporto e Juventude, e que tem como missão a luta contra a dopagem no desporto, nomeadamente enquanto entidade responsável pela adoção de regras com vista a desencadear, implementar ou aplicar qualquer fase do procedimento de controlo de dopagem.

A Autoridade Antidopagem de Portugal colabora com os organismos nacionais e internacionais com responsabilidade na luta contra a dopagem no desporto.

A cerimónia contará com a presença do Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes e do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.
No final da cerimónia será realizada uma conferência de imprensa.