Imagem de Topo
100 atletas portugueses apurados para Baku 2015
16-04-2015

Baku, capital do Azerbaijão, será a capital do desporto europeu  nos primeiros Jogos Europeus da história.

O Velho Continente era o único que não tinha uns jogos continentais. América, África, Ásia ou Oceânia já têm este tipo de jogos continentais. Organizado pelos Comités Olímpicos Europeus (EOC) em coordenação com o Comité de Operações dos Jogos Europeus Baku 2015 (BECOG), estes Jogos têm como meta: criar um novo momento de celebração do desporto, unificando o desporto tradicional e moderno na Europa.

Nesta primeira edição dos Jogos Europeus, estima-se a participação de mais de 6.000 atletas, de 50 Comités Olímpicos europeus, num evento que contará com 20 desportos distintos, 16 dos quais olímpicos.

Destaque para algumas disciplinas novas, como o Basquetebol 3X3, Futebol de Praia, Karaté e Sambo, para além Atletismo, Badminton, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Ginástica, Judo, Lutas Amadoras, Natação, Taekwondo, Ténis de Mesa, Tiro, Tiro com Arco, Triatlo e Voleibol.

De acordo com informação disponibilizada pelo Comité Olímpico de Portugal, o nosso país vai ter uma centena de atletas com participação garantida na primeira edição dos Jogos Europeus que decorrerão de 12 a 28 de Junho, ao somar mais um atleta no Judo devido à realocação de vagas.

Estes 100 atletas irão competir em 14 modalidades, sendo as vagas não nominais.

A lista final de atletas que irão estar em Baku apenas será conhecida em finais de abril, data-limite para as inscrições dos atletas. A distribuição das vagas até ao momento faz-se da seguinte forma:

Badminton – 2 atletas
Canoagem – 13 atletas
Ciclismo – BMX – 1 atleta
Ciclismo – BTT – 2 atletas
Ciclismo – Estrada – 6 atletas
Futebol de Praia – 12 atletas
Ginástica Acrobática – 5 atletas
Ginástica Aeróbica – 2 atletas
Ginástica Artística – 4 atletas
Ginástica de Trampolins – 4 atletas
Judo – 14 atletas
Karaté – 1 atleta
Lutas Amadoras – 6 atletas
Natação – 9 atletas
Taekwondo – 4 atletas
Ténis de Mesa – 6 atletas
Tiro – 2 atletas
Tiro com Armas de Caça – 2 atletas
Triatlo – 5 atletas

 

Nalgumas das modalidades em competição, o período para realocação de vagas, em função de possíveis desistências de outros países, ainda decorre. Como tal, ainda será possível que o número de atletas nacionais em Baku aumente.

Destaque para o facto de a modalidade de Judo ir ter em Baku o seu Campeonato da Europa 2015, disputado no âmbito dos Jogos Europeus, em virtude da desistência da cidade escocesa de Glasgow em acolher o Europeu da modalidade. Este facto irá aumentar o interesse da modalidade em Baku, como os resultados passarão a contar para o apuramento olímpico, dada a atribuição de pontos para os rankings mundiais que determinarão quem irá ao Rio 2016. O mesmo acontece com a modalidade de Lutas Amadoras, que também terá em Baku o seu Europeu.

O apuramento para os Jogos Olímpicos Rio 2016 é precisamente um dos maiores pontos de interesse destes Jogos Europeus. Serão 12 as modalidades que irão ajudar a definir direta ou indiretamente o apuramento olímpico. Se indiretamente será através da atribuição de pontos para os rankings mundiais das modalidades em causa (Atletismo, Boxe, Ciclismo, Judo, Lutas Amadoras, Natação, Taekwondo, Tiro com Arco e Voleibol) nos casos do Ténis de Mesa, Tiro e Triatlo, os vencedores de cada uma das provas carimbará automaticamente o seu passaporte para o Rio, o que faz prever a presença dos melhores atletas europeus de cada uma destas modalidades.

No total, estarão em disputa 253 eventos de medalha em 18 locais de competição: cinco estádios novos de top, sete infraestruturas remodeladas e seis arenas temporárias.

 

Fonte: Comité Olímpico de Portugal