Imagem de Topo
Colóquio Internacional "Desporto, Ética e Transcendência"
09-04-2015


Promovido em parceria pelo Instituto Português do Desporto e Juventude/Plano Nacional de Ética no Desporto, o Centro de Estudos de Religiões e Culturas da Universidade Católica Portuguesa e o Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano, tem lugar no dia 20 de maio, no campus de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa –, o colóquio  «Desporto, Ética e Transcendência».

O moderno campo desportivo foi sempre portador de alguns dos principais valores das sociedades, por isso pretende-se com esta iniciativa juntar desportistas, investigadores e ensaístas para uma aproximação a este tema.

No século XIX, conheceu-se uma particular aliança entre desporto e moral: a performance desportiva foi pensada como uma via de musculação moral do indivíduo. Alguns desportos continuam, hoje, a ser um importante suporte simbólico da experiência coletiva – quando outros suportes conhecem uma ampla erosão.

Nos itinerários históricos mais recentes, o corpo atlético, de alto rendimento, tornou-se metáfora da superação de si e lugar de sacralização de quase ilimitados recursos tecnocientíficos. No quotidiano dos cidadãos, a nova moral passa pela ascese desportiva, em ordem ao bem-estar.
No quadro desta complexidade, o desporto descobre-se como um dos mais importantes laboratórios da nossa contemporaneidade

Inscreva-se qui no colóquio.

Aceda aqui ao Programa