Imagem de Topo
Portugal conquista 32 medalhas nos Jogos Europeus de Verão Special Olympics
22-09-2014

Terminam hoje em Antuérpia, Bélgica, os Jogos Europeus de Verão Special Olympics, para atletas com deficiência mental.

A comitiva portuguesa conquistou 32 medalhas:

  • 15 medalhas de ouro,
  • 10 de prata e
  • 7 de bronze.

Parabéns a toda a comitiva medalhada!

A ginástica foi a disciplina mais premiada, com 13 medalhas, seguida do atletismo, com 11, a natação, com sete, e o futebol, com uma.

A delegação portuguesa, contou com 25 atletas e dez treinadores

Pedro Serra, chefe desta delegação, fez um balanço bastante positivo da participação portuguesa e adiantou em declarações à Lusa que "Foi uma participação fantástica, não só pelo espírito vivido, mas também em termos desportivos foi fantástico".

Os Europeus Special Olimpics servem também para avaliar a condição física dos atletas, pelo que o mesmo dirigente desportivo  destacou a forma como a experiência "valoriza os jovens" e os estimula, ao terem a oportunidade de viver um ambiente muito próprio.

"As medalhas não são o que mais importa. O que pretendemos é que a experiência seja uma promoção da autonomia destes jovens. É indescritível como têm vivido isto. Muitos nunca tinham andado de avião, nunca tinham estado longe da família. Viveram uma experiência competitiva, mas também estão envolvidos numa dinâmica que não é a deles. Acaba por ser uma libertação que não têm no dia-a-dia e por isso a participação é o mais importante", acrescentou o também treinador.

Os Jogos Europeus de Verão Special Olympics decorreram entre 9 e 20 de setembro.

Parabéns à comitiva portuguesa!