Imagem de Topo
Conferência "Segurança e satisfação dos adeptos nos jogos de futebol"
24-03-2014

Decorre na próxima sexta-feira, dia 28 de março, a Conferência "Segurança e Satisfação dos Adeptos nos Jogos de Futebol" (18h/20h), na Universidade Lusófona - Auditório Agostinho da Silva (Campus de Lisboa, Campo Grande, 376).

O Mestrado em Sociologia do Desporto, Organização e Desenvolvimento e o CPES - Centro de Pesquisa e Estudos Sociais da Universidade Lusófona, em parceria com o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica, promovem este evento, que conta com o apoio oficial do IPDJ, I.P., FPF e PSP.

O futebol é o desporto que apresenta o maior número de praticantes, de profissionais e de comercialização e mediatização de jogos. Para este facto, torna-se inquestionável a contribuição do forte e alargado envolvimento dos seus adeptos, pois sem eles teria sido impossível alcançar-se o actual nível de desenvolvimento. É por isso sensato, introduzir a reflexão e debate da relação entre a segurança e a satisfação ou conforto dos adeptos durante os jogos de futebol.

Desde os graves acontecimentos de Heysel Park, em meados dos anos 80 do Século XX, que as preocupações com a segurança e prevenção da violência nos jogos de futebol têm adquirido uma importância crescente. Este facto, levou a que não raras vezes as medidas de segurança adoptadas se sobrepusessem a hábitos enraizados nas subculturas de adeptos, suscitando insatisfação e novos conflitos geradores de novos riscos.

Pretendendo-se justamente introduzir a reflexão e debate sobre estas questões, a Conferência reúne para o efeito conceituados conferencistas com responsabilidade e conhecimento operacional do terreno.
 

Aceda aqui ao Programa da Conferência