Imagem de Topo
Portugal assina Memorando de Entendimento com a Argélia na área do Desporto e Juventude
07-11-2013

Na sequência da visita que o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro está a realizar á Argélia, a convite do seu homólogo, o Governo Português assinou um memorando de entendimento com o Governo Argelino, no sentido de promover e reforçar as relações bilaterais nos domínios do desporto e da juventude.

Consideramos muito relevante a assinatura deste memorando uma vez que concretiza e aprofunda as nossas relações com a Argélia. A Argélia é um parceiro económico importante do nosso País e o desporto, em particular, é um fator de aproximação entre os povos, pelo que todos teremos a ganhar com a partilha de experiências e know how de cada um dos países”, referiu o Secretário de Estado, Emídio Guerreiro aquando da assinatura.

Na área do desporto, o memorando assinado prevê a promoção e o desenvolvimento do intercâmbio entre as federações argelinas e portuguesas em matéria de formação de treinadores, árbitros, juízes e outros profissionais do desporto, bem como a colaboração para a normalização dos equipamentos do laboratório antidopagem da Argélia e na formação de Agentes de Controlo de Dopagem (ACD) e outros peritos.

O acordo estabelece ainda condições especiais para a participação mútua em estágios competitivos a serem realizados nos Centros de Alto Rendimento dos respetivos Estados e encoraja a troca de informação sobre as experiências levadas a cabo na área do equipamento desportivo e da planificação e construção de instalações desportivas.

No domínio da juventude, por outro lado, propõe-se, entre outros pontos, o desenvolvimento do intercâmbio entre associações argelinas e portuguesas em matéria de mobilidade dos jovens, pousadas de juventude, campos de férias para jovens e também a troca de experiências no domínio dos programas de educação e prevenção na luta contra as epidemias e comportamentos de risco no meio dos jovens (Toxicodependência, Drogas, Tabagismo, VIH/Sida).
 

                                                           

 

 

Autor: DICRI