Imagem de Topo
Cabo Verde acolheu eventos da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP
05-08-2013

A cidade da Praia, capital de Cabo Verde, acolheu entre os dias 29 e 31 de julho de 2013 dois eventos da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP (Conferência), o I Curso de Medicina Desportiva da CPLP (29 a 31 de julho) e a III Reunião da Comissão Permanente dos IX Jogos Desportivos da CPLP (30 e 31 de julho).

A Presidência da Conferência assegurada, neste momento, pela República de Cabo Verde, entendeu importante organizar em simultâneo os dois eventos, permitindo que os Membros da Comissão Permanente, na sua maioria Diretores-gerais do Desporto dos países da CPLP, acompanhassem os trabalhos e participassem ativamente na cerimónia de encerramento do Curso, nomeadamente na entrega dos respetivos Certificados.
O I Curso de Medicina Desportiva da CPLP contou com a participação de dois preletores portugueses, o Dr. Raul Pacheco, Diretor do Centro Nacional de Medicina Desportiva, e o Dr. Mário Beça, eminente cirurgião ortopedista do Porto. Oitenta e um médicos, fisioterapeutas e outros profissionais ligados à medicina desportiva oriundos de Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe beneficiaram desta formação teórico-prática que incidiu em temas como o enquadramento histórico e atual da medicina desportiva e da luta contra a dopagem, o exame médico-desportivo, morte súbita no desporto, prescrição do exercício físico, abordagem à dor lombar e às lesões desportivas mais frequentes, com particular incidência nas lesões do ombro e do joelho. Na cerimónia de encerramento, presidida pela Senhora Ministra da Educação e Desporto de Cabo Verde, Dra. Fernanda Marques, o Senhor Secretário-geral da Conferência e Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP (IPDJ, IP), Dr. Augusto Baganha, formulou votos para que os trabalhos do Curso viessem contribuir «para a melhoria efetiva da qualidade de vida dos cidadãos lusófonos e para o fortalecimento dos ancestrais laços de amizade que unem os nossos Povos».
A III Reunião da Comissão Permanente dos IX Jogos da CPLP contou com os representantes de todos os Estados-membros da CPLP passíveis de participar ativamente (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). Em representação de Portugal e do Secretariado Executivo da Conferência estiveram o Senhor Presidente do IPDJ, IP e Secretário-geral da Conferência, Dr. Augusto Baganha e a Dra. Sandra Esteves, técnica do IPDJ, IP. Nesta reunião foi conhecida a indisponibilidade da República Democrática de São Tomé e Príncipe para organizar, conforme estabelecido em reuniões anteriores da Conferência e da Comissão Permanente, os IX Jogos Desportivos da CPLP em 2014. A Comissão Permanente decidiu apelar à República Popular de Angola, país escalado para organizar os X Jogos Desportivos da CPLP em 2016, no sentido desta antecipar a sua responsabilidade organizativa para 2014, a fim de preservar a periodicidade bienal do evento cuja oitava edição decorreu em 2012, em Mafra, Portugal.

                                                 

Autor: DICRI