Imagem de Topo
Maior Aula de Judo 2013
26-07-2013

989 vestiram o kimono, e aproximadamente 600 aplaudiram do paredão
na Mandela Day/Maior Aula de Judo do Mundo Matosinhos 2013

Esta foi uma Maior Aula de Judo bem diferente das duas edições anteriores. As turmas escolares deram lugar às famílias, e as imagens anexas demonstram bem a boa disposição e, principalmente, a cumplicidade que se estabelecia entre pais e filhos à medida que iam executando a coreografia, inspirada em movimentos de judo, que Nuno Delgado e os seus 7 professores desenvolviam nos palcos. E o próprio judoca deu o exemplo familiar ao dividir o palco com o seu pai, Joaquim Delgado, de visita ao nosso país vindo de Cabo Verde.


989 pessoas aceitaram o repto do movimento de responsabilidade social Achieve, Collect & Give Back e dedicaram 67 minutos a Nelson Mandela, com ovações, parabéns a você e até desenhos espontâneos no areal da praia de Matosinhos. A velejadora olímpica Joana Pratas juntou-se à festa, vinda directamente do mar, num Optimist do Sport Algés e Dafundo, enquanto dos céus foram os Falcões Negros que desceram, ao som do We Are The Champions, e trazendo bandeiras carregadas de simbolismo e sentimento. “Mandela Day” para as mãos da Embaixadora da África do Sul, enquanto o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos recebia a bandeira da cidade e o Secretário de Estado do Desporto e Juventude a de Portugal. Outro momento emocional, com todos a cantarem o hino e a cumprirem as formalidades protocolares: os militares em continência e os civis perfilados, e de cabeça descoberta, de olhos postos no símbolo nacional.


Indiscutivelmente uma participação menor que as obtidas pelas duas MAJ’s anteriores, mas mesmo assim uma festa que valeu a pena, quer para os 1.000 activos que se ensaiaram no judo quer para os 600 passivos que optaram por só ficar a ver, mas sobretudo para Nelson Mandela, um herói que tudo merece e a quem todos devemos.
 

Aqui fica a imagem