Imagem de Topo
No âmbito da visita do Presidente da Venezuela a Portugal
Portugal e Venezuela acordam memorando para potenciar Centros de Alto Rendimento
18-06-2013

 

O Governo Português assinou com o Governo Venezuelano, no âmbito da visita do Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, a Portugal, um memorando de entendimento no domínio do desporto, focalizado sobretudo no Alto Rendimento e na utilização dos Centros portugueses por seleções venezuelanas.
 
O memorando contempla entre outros aspetos a participação de Delegações desportivas de cada país em competições e/ou estágios que se organizem em Portugal e na Venezuela, utilizando para o efeito os Centros de Alto Rendimento (CAR) e demais infraestruturas desportivas.
 
Esta iniciativa vem colmatar a inexistência de qualquer acordo bilateral no domínio do desporto com este País sul americano, bem como de qualquer registo de cooperação entre os dois países nesta área. É também a primeira iniciativa formal do Governo Português no sentido da internacionalização da utilização dos CAR nacionais.
 
O memorando prevê ainda a apresentação de iniciativas comuns no âmbito da cooperação internacional, em especial junto da UNESCO, da Agência Mundial Antidopagem e dos Estados membros do Conselho Ibero-Americano do Desporto (CID);
 
Prevêem-se também Intercâmbios em outras áreas como, Ciência e tecnologia aplicadas ao desporto; Medicina desportiva; Luta contra a dopagem; Patrocínio e mecenato desportivos; Organização de eventos desportivos; Formação de especialistas desportivos e gestores; Proteção do jovem desportista; A mulher e o Desporto.

                 

Autor: DICRI