Imagem de Topo
Museu Nacional do Desporto
XXIV Conferência Internacional da História do Ciclismo
10-05-2013

Realizar-se no Museu do Desporto, no Palácio Foz, Lisboa, entre os dias 15 e 17 de maio, a XXIV Conferência Internacional da História do Ciclismo (ICHC – International Cycling History Conference).

Os conferencistas, oriundos de todo o mundo, vão debruçar-se sobre a temática do ciclismo e da bicicleta, tendo uma questão de partida: Back to the future, a new city velorution?

“Há uma reconfiguração do significado da bicicleta e/ou do ciclismo e, dado o aumento dos utilizadores urbanos, nomeadamente em grandes cidades (de que são exemplo Londres e Nova Iorque), pergunta-se se estamos perante uma nova ‘Velorution’ - uma revolução cultural que tem em vista a sustentabilidade, na qual a bicicleta é um bom exemplo de como uma tecnologia simples pode ser solução para problemas complexos”, afirma a professora universitária Ana Santos, membro do Comissão Organizadora da Conferência.

Além das diferentes sessões de debate, o programa da Conferência contempla uma visita ao Museu do Ciclismo, nas Caldas da Rainha, e termina na estrada, uma vez que a Subida da Glória, organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, é o último evento do programa da ICHC.

Programa Completo: Clique Aqui

A organização da ICHC tem como suporte institucional os Centros de investigação académica da Universidade Técnica de Lisboa e do ISCTE: CIES-IUL, CIAUD-UTL e CEAP-UTL. A ICHC é apoiada pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude.

A União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo é um dos parceiros da Conferência Internacional da História do Ciclismo.

Autor: DICRI