Imagem de Topo
O Desporto Militar como Fator de Desenvolvimento Desportivo
Desporto e Forças Armadas
15-11-2012

 

O Estado atribui ao desporto um papel relevante na promoção do desenvolvimento humano e social, entendendo-o não apenas como atividade recreativa ou espaço de competição, mas também e sobretudo, como vetor fundamental da educação integral do indivíduo.


Por via disso, o governo dá ao desporto nas forças armadas uma especial atenção, pelas potencialidades específicas que a instituição militar detém, tanto no plano das infraestruturas para a prática do desporto, como no domínio da formação de novos talentos.


É do conhecimento geral que a prática do desporto tem tradição enraizada na instituição militar, sendo estimulada como forma de manter a preparação física dos militares e de fomentar o bem-estar e o culto da camaradagem, do espírito de equipa e da disciplina.


A necessidade do desenvolvimento e inserção qualitativa do desporto militar no quadro do sistema desportivo nacional, constitui-se como um fator de elevada importância para o desenvolvimento do desporto militar mas também para o desenvolvimento desportivo nacional.


A prática desportiva no seio das forças armadas, constitui-se também, como uma via privilegiada para a formação de atletas de exceção e para a diversificação do desporto a nível nacional.


Considerando que o desenvolvimento harmonioso da prática desportiva nacional deve passar pela articulação e estreita cooperação entre as diferentes entidades ligadas aos diferentes subsetores desportivos e pela assunção plena de um sentido de responsabilidade solidária dos diversos agentes desportivos, decidiu a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude proceder à organização de um Seminário com o objectivo de proporcionar um momento de informação, aprendizagem e discussão sobre a temática aqui apresentada.

São objetivos do Seminário:


_ Melhorar o conhecimento e a compreensão do Subsetor do Desporto Militar;
_ Elencar boas práticas de cooperação entre os Subsetores do Desporto Militar e Associativo;
_ Compreender os pontos de contato e cooperação entre os dois Subsetores e a sua importância no Desenvolvimento Desportivo Nacional;
_ Perceber o papel do Desporto Militar no apoio e desenvolvimento do Desporto de Alto Rendimento;
_ Compreender o papel e contribuição da Educação Física e Desporto Militar no desenvolvimento da generalização da prática Desportiva;
_ Perspectivar o futuro na ligação entre os dois Subsetores com vista à melhoria do desenvolvimento desportivo Nacional;
_ Compreender o papel do apoio médico;
_ Importância da existência de Carta Desportiva Nacional.

 

O Seminário O Desporto Militar como Fator de Desenvolvimento Desportivo realiza-se no dia 15 de Novembro, no Estado Maior da Força Aérea, cito na Avenida Leite de Vasconcelos, Alfragide - Amadora.

Programa

 

| INSCRIÇÕES |

A entrada no Seminário é gratuita. Devido a questões de logística, a inscrição no Seminário é obrigatória (as inscrições encerraram às 15:30h do dia 14 de Novembro).

 

| Transmissão em direto dia 15 de novembro |

Aceda aqui à transmissão online do Seminário:

http://ustre.am/QH9L

 

 

| INFORMAÇÃO |

Para mais informação e confirmações, contactar:

Célia Bernardo

Tel. 21 047 00 47

E-mail. comunicacao@ipdj.pt