Imagem de Topo
SEDJ no Pré-Lançamento e Apresentação
Plano Nacional de Ética no Desporto
02-12-2011

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, (SEDJ), Alexandre Mestre, marcou presença no Pré-lançamento da Apresentação das Linhas Gerais do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), evento que teve lugar na Escola Secundária D. Dinis em Lisboa, no passado dia 30 de Novembro, e que contou também com a presença da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, (SEEBS), Isabel Leite.

O Instituto do Desporto de Portugal, I.P.,  fez-se representar por todos os membros da Direcção: o Presidente, Augusto Baganha, e os Vice-Presidentes João Paulo Bessa e Mário Teixeira.

A cerimónia revestiu-se de vários momentos distintos. Para além de uma introdução ao PNED, que esteve a cargo do SEDJ, e em que simultaneamente foram comunicadas aquelas que são as primeiras acções no âmbito desta iniciativa - nomeadamente os concursos “Artistas Digitais” e Cineastas Digitais” - o evento visou ainda a celebração de um protocolo de colaboração entre várias entidades, cujo foco de atenção está relacionado com a educação e formação dos jovens.

Neste contexto assinaram o protocolo de colaboração: a Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., Lídia Praça, o Director-Geral da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Fernando Reis, o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Vicente Moura, o Presidente da Academia Olímpica de Portugal, Sílvio Rafael e o Director do Centro de Competências Entre Mar e Serra, António Rodrigues.

Mas o momento alto da cerimónia foi protagonizado pelo SEDJ e por Roberto Carneiro. O SEDJ agraciou em nome do Governo o antigo Ministro da Educação com o Colar de Honra de Mérito Desportivo, convidando-o também a apadrinhar o PNED.

Refira-se que durante o seu mandato entre 1987 e 1991, o antigo governante - tendo a seu cargo a tutela do Desporto - promoveu aquela que foi a primeira campanha ligada à Ética no Desporto. Durante esse período foi também publicada a Lei de Bases do Sistema Desportivo, que foi apelidada na época de Carta Magna do Desporto. Por estes e demais contributos dados ao país, o actual executivo decidiu distinguir Roberto Carneiro.

“Pelo governante e cidadão, pelos valores, o respeito, fair play e educação, o Governo decidiu atribuir o Colar de Honra de Mérito Desportivo a Roberto Carneiro” anunciou Alexandre Mestre.

Em resposta, Roberto Carneiro visivelmente emocionado, referiu “Recebo este colar de coração aberto e elogiou o futuro Plano Nacional de Ética no Desporto. Sou um defensor do fair play, do respeito pelo próximo. Defendo a justiça, a verdade e o jogo limpo. É por isso que estou feliz com a distinção, mas sobretudo, pelo facto do Governo estar a preparar a introdução de um plano de ética que irá permitir que o desporto seja a verdadeira escola de valores dos jovens.”

O Plano Nacional de Ética no Desporto, terá início a partir de Janeiro de 2012 e tem como principal missão a defesa dos valores da ética, do respeito e do fair play no desporto.

Na mesa de honra: o Director do Centro de Competências Entre Mar e Serra, António Rodrigues, a SEEBS, Isabel Leite, o SEDJ, Alexandre Mestre e o Director da Escola Secundária D. Dinis, José António de Sousa

A intervenção do SEDJ, Alexandre Mestre

  A Presidente do IPDJ, I.P., Lídia Praça, o Presidente do COP, José Vicente Moura e o Presidente do IDP, I.P., Augusto Baganha

Os Vice-Presidentes do IDP, I.P., Mário Teixeira (à esquerda) e João Paulo Bessa (à direita)  

O momento da homenagem ao antigo Ministro da Educação, Roberto Carneiro 

A intervenção de agradecimento de Roberto Carneiro