Imagem de Topo
Relações Internacionais – Desporto e Juventude
Presidente do IDP, I.P. recebeu delegação chinesa
07-11-2011

O Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura da República Popular da China, Cheong U, acompanhado por uma comitiva ministerial de onze elementos, de onde se destacam a sua Chefe de Gabinete, Cheung So Mui Cecília, o Presidente do Instituto do Desporto de Macau, Vong Iao Lek e a Directora dos Serviços de Educação e Juventude de Macau, Leong Lai, visitou no dia 3 de Novembro o Centro Desportivo Nacional do Jamor.

A comitiva foi recebida por todos os membros da Direcção do Instituto do Desporto de Portugal, I.P., (IDP, IP) – o Presidente, Augusto Baganha, e os Vice-Presidentes, Mário Teixeira e João Paulo Bessa, tendo-se realizado o encontro no Auditório do complexo de Piscinas do Jamor.

O Presidente do IDP, I.P. deu as boas-vindas ao membro do Governo Chinês e a toda a comitiva, fazendo votos para que a sua estadia em Portugal fosse agradável. Referiu ainda o prazer que tinha em receber o Secretário dos Assuntos Sociais e Cultura no Centro Desportivo Nacional do Jamor (CDNJ), uma valência do Estado Português que prossegue o duplo objectivo de apoiar o desporto de alto rendimento, e de fomentar a prática desportiva dos cidadãos em geral.

Já o Vice-Presidente Mário Teixeira centrou a sua intervenção nas relações históricas e culturais com a Região Administrativa Especial de Macau e na determinação do IDP, I.P. continuar a cooperar com o Instituto do Desporto de Macau, em especial na realização de estágios de preparação competitiva para grandes eventos. Disponibilizou desde logo as instalações desportivas nacionais para receber os desportistas chineses participantes nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e respectivos eventos-teste, realçando a hospitalidade, o clima ameno e a excelente gastronomia portuguesa que, na sua opinião, fazem de Portugal «o melhor parceiro possível para a China na Europa».

O Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura da China agradeceu as boas-vindas e as ofertas preconizadas pela Direcção do IDP, I.P., disponibilizando, por sua vez as instalações desportivas de Macau para a preparação competitiva dos atletas de alto rendimento portugueses sempre que estes participem em grandes eventos na Ásia. Referiu ainda que, apesar de ter assumido as actuais funções há apenas dois anos, foi com muito gosto que verificou que a cooperação no domínio do desporto entre Portugal e Macau é estreita e intensa há pelo menos dez anos, altura em que foi assinado o presente Protocolo de Cooperação, pelo que pretende que os laços de amizade estabelecidos se mantenham e, inclusivamente, se reforcem, após esta visita ao nosso país.

O Vice-Presidente do IDP, I.P., João Paulo Bessa efectuou uma apresentação geral sobre o CDNJ, realçando a grande evolução deste espaço, inicialmente um descampado, no qual o Estado Português apostou, ao longo dos anos, não só em sucessivos investimentos em instalações desportivas para várias modalidades, como também na arborização e construção de infra-estruturas destinadas ao desporto informal e ao lazer.

As comitivas portuguesa e chinesa efectuaram então uma visita aos serviços de Avaliação e Controlo do Treino, Sala de Altitude e Piscinas, após a qual, em espírito de grande amizade e simpatia, concluíram este encontro formal.

 A comitiva portuguesa liderada pelo Presidente do IDP, I.P., Augusto Baganha e pelos Vice-Presidentes, Mário Teixeira e João Paulo Bessa A delegação chinesa, liderada pelo Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura da República Popular da China, Cheong U, acompanhado pela Chefe de Gabinete, Cheung So Mui Cecília, o Presidente do Instituto do Desporto de Macau, Vong Iao Lek e a Directora dos Serviços de Educação e Juventude de Macau, Leong Lai