Imagem de Topo

Contactos | ESPAD  | Organograma  | Gestão da Qualidade

 

Contactos

Estrutura de Suporte ao Programa Antidopagem – ESPAD
Av. Prof. Egas Moniz (Estádio Universitário)
1600-190 Lisboa
PORTUGAL

Telf: [+351] 21 795 40 00
Fax: [+351] 21 797 75 29
E-mail:
antidopagem@ipdj.pt
 
Gestão da Qualidade/Quality Management
Eng.ª Helena Costa
 
Gestão de Resultados/Results Management
Dr. Fábio Marques
 
Informação e Educação/information and Education
Dr. Jorge Sena e Silva
 
Sistema de Localização/Whereabouts System
Dr. Fábio Marques
 
Sistema de Autorizações de Utilização Terapêutica/Therapeutic Use Exemptions
Enf.ª Isabel Viveiros
 
Apoio Logístico/Logistic Support
Ana Pereira
 
Hugo Pato
 
Celeste Duro
 

 
Compete à ESPAD, enquanto serviço da ADo
P, assegurar os serviços administrativos e logísticos necessários à implementação do Programa Nacional Antidopagem, nomeadamente o planeamento e realização dos controlos de dopagem. Compete também à ESPAD a definição e a implementação dos programas de informação e educação, a gestão do Sistema de Localização de Praticantes Desportivos e do Sistema de autorização de utilização terapêutica.

No âmbito da ESPAD funcionam ainda o CNAD (Conselho Nacional Antidopagem), que é o órgão consultivo da ADoP, e a CAUT (Comissão de Autorização de Utilização Terapêutica), que é o órgão responsável pela análise e aprovação das autorizações de utilização terapêutica (AUT) de substâncias e métodos proibidos no desporto.
 

Organograma da ESPAD

 

 

Sistema de Gestão da Qualidade da ESPAD

 

MISSÃO

Informar, formar e controlar, de forma a dissuadir os praticantes desportivos de práticas de dopagem.
VISÃO
Ser inovador nas acções desenvolvidas em prol da luta contra a dopagem e ter o reconhecimento dos agentes desportivos, dos parceiros internacionais e da Agência Mundial de Antidopagem.
POLÍTICA DA QUALIDADE
Pugnar por um Desporto Saudável, divulgando informação e ministrando formação adequada, de forma a envolver um número crescente de agentes desportivos na luta contra a dopagem no desporto.
Garantir a satisfação dos(as) praticantes desportivos(as) de modo a que possam continuar a não utilizar substâncias e métodos proibidos, preservando a sua saúde e a verdade desportiva.
Actuar nos mais estritos princípios de competência, confidencialidade, imparcialidade, isenção, equidade e justiça, em defesa do praticante desportivo.
Garantir a definição e o cumprimento do Programa Nacional Antidopagem.
Cumprir a legislação nacional relativa à luta contra a dopagem no desporto, assim como respeitar os princípios definidos nas Convenções Internacionais que Portugal ratificou neste âmbito.
Cumprir as obrigações definidas no Código e nas Normas Internacionais do Programa Mundial Antidopagem para as Organizações Nacionais Antidopagem.
Honrar todos os protocolos estabelecidos com entidades nacionais e internacionais.
Assegurar o cumprimento dos requisitos estabelecidos no Sistema de Gestão da Qualidade da ESPAD, promovendo a sua permanente melhoria.