Imagem de Topo

A Direcção Regional do Norte
A Direcção Regional do Norte do Instituto do Desporto de Portugal, I.P. tem como área de actuação a NUT II – Norte da Nomenclatura de Unidades Territoriais para fins estatísticos, constituída por 86 Municípios que abrangem os Distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança, bem como alguns Municípios dos Distritos de Aveiro, Viseu e Guarda. 
 
Porto
Rua António Pinto Machado, nº 60
4100-068  Porto
Telefone: 226 096 975 Fax: 226 095 424

Vila Real
Rua Dr. Manuel Cardona
5000-558  Vila Real
Telefone: 259 323 528 Fax: 259 324 300

Correio Electrónico: drn@idesporto.pt


Programa Nacional de Marcha e Corrida
O Programa Nacional de Marcha e Corrida é uma iniciativa conjunta do Instituto do Desporto de Portugal, I.P., da Federação Portuguesa de Atletismo e da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, que visa a promoção da prática da marcha e corrida e de hábitos saudáveis de vida, com o adequado enquadramento técnico, através da criação de Centros Municipais de Marcha e Corrida, que são locais acreditados pelo Programa Nacional de Marcha e Corrida (PNMC) e que podem ser constituídos por um conjunto variado de instalações onde os munícipes inscritos no PNMC poderão realizar actividade física, usufruindo de instalações seguras e preparadas especificamente para o desenvolvimento da marcha e da corrida. Poderá também ter acesso a um acompanhamento por parte de um técnico especializado.
Na àrea de actuação da Direcção Regional do Norte do IDP, I.P. aderiram até ao momento 60 Municípios, a saber: Alfandega da Fé, Alijó, Amarante, Arcos de Valdevez, Armamar, Baião, Barcelos, Braga, Bragança, Cabeceiras de Basto (2 Centros Municipais de Marcha e Corrida), Caminha, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Felgueiras, Freixo de Espada À Cinta, Guimarães, Lamego, Lousada, Macedo de Cavaleiros, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos (2 Centros Municipais de Marcha e Corrida - Marginal Pedonal e Pista de Atletismo de Leça), Melgaço, Mesão Frio, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Monção, Mondim de Basto, Montalegre (2 Centros Municipais de Marcha e Corrida - Zona Florestal e Marginal Pedonal), Murça, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Paredes, Paredes de Coura, Penafiel, Peso da Régua, Porto, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Póvoa de Lanhoso, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santo Tirso, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Valença, Valongo, Vieira do Minho, Vila do Conde, Vila Flor, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Vila Verde, Vimioso e Vizela (encontram-se a verde no mapa).
Além destes, encontram-se em fase de adesão diversos municípios, cujos processos ainda não estão concluídos.




Destaques:(Eventos desportivos com apoio da Direcção Regional do Norte do IDP, I.P.) 

  • "II Circuito de Orientação de Precisão - Todos Diferentes, Todos Iguais"
    Porto, Vila do Conde e Matosinhos, de 14 de Outubro de 2011 a 5 de Maio de 2012.
    (Grupo Desportivo dos 4 Caminhos)
    Quebrar barreiras, esbater diferenças e dar a conhecer a Orientação de Precisão. Foi com este propósito que o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos partiu ao encontro do cidadão com mobilidade reduzida, estendendo-lhe um mapa, uma bússula e um convite: Venha conhecer um Desporto para Todos. Depois do êxito que constituiu a organização do I Circuito de Orientação de Precisão "Todos Diferentes, Todos Iguais", decorre já mais uma edição. Ao longo de sete etapas, inclusão e igualdade dão as mãos ao encontro dos pequenos prismas cor de laranja espalhados por alguns dos mais belos espaços naturais das cidades de Matosinhos, Porto e Vila do Conde.
    Programa:
    14 de Outubro de 2011 - Orientação é Giro! (Parque da Cidade do Porto);
    3 de Dezembro de 2011 - Orientação no Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência (Vila do Conde);
    7 de Janeiro de 2012 - Grande Prémio dos Reis (Matosinhos);
    3 de Março de 2012 - II Troféu de Orientação de Precisão do Covêlo (Jardim do Covêlo, Porto);
    14 de Abril de 2012 - Justlog Park Race (Palácio de Cristal, Porto);
    22 de Abril de 2012 - Troféu de Orientação Sálvio Nora - Dia Internacional da Orientação (Senhora da Hora);
    5 de Maio de 2012 - II Open de Orientação de Precisão do Hospital da Prelada (Porto).
    Ao longo das primeiras quatro etapas do II Circuito de Orientação de Precisão "Todos Diferentes, Todos Iguais", decorre em simultâneo o I Circuito de Orientação Adaptada, que promete levar a Orientação às pessoas portadoras de deficiência intelectual.