Imagem de Topo

Localização do Auditório

O mapa da localização do auditório já constava do folheto de inscrição. Porém, voltamos a apresentá-lo para facilitar a escolha do melhor percurso para o local.

 

Prelectores Nacionais

Este ano do SITJ tem 3 prelectores nacionais alguns dos quais já passaram por anteriores edições, mas que voltam a estar presentes por continuarem a desenvolver trabalho nesta área. Aqui ficam algumas informações individuais sobre os mesmos.

SIDÓNIO SERPA

Doutorado em Ciências do Desporto com uma tese em Psicologia do Desporto, exerce funções docentes à largos anos na Faculdade de Motricidade Humana, onde é responsável pela área de psicologia do desporto, sendo também Presidente da International Society of Sport Psychology. Devemos assinalar ainda a sua Presença nos Jogos Olímpicos de Atlanta e Sydney integrado no grupo de técnicos e especialistas da equipa olímpica de Vela. De novo a fazer uma comunicação no SITJ, iremos certamente receber dados recentes dos seus trabalhos de investigação em psicologia da performance e dos talentos, área que presentemente privilegia nos seus estudos.

MÁRIO GUIMARÃES

Licenciado em Educação Física pelo ISEF de Lisboa é também Mestre em Educação pela Universidade de Lisboa/Faculdade de Ciências. Presentemente exerce funções como Director do Departamento de Desporto da C. M. de Lisboa, sendo Professor Auxiliar Convidado na Universidade Lusófona. Com uma larga experiência docente na escola, e de ligação ao desporto escolar, exerceu também funções de Director Técnico Nacional nas Federações de Voleibol, Ginástica e Trampolins e Desportos Acrobáticos e de treinador de clube e de selecções em Voleibol e Ginástica.

CARLOS EDUARDO GONÇALVES

Tendo concluído o seu Doutoramento em Ciências do Desporto pela Universidade de Coimbra, este autor participa de novo no SITJ confirmando o seu interesse e o trabalho desenvolvido no quadro das determinantes contextuais e da estrutura organizativa da participação desportiva infanto-juvenil e das funções educativas do desporto. Docente das disciplinas de Pedagogia do Desporto e Planeamento e Periodização do Treino na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) possui ainda uma larga experiência enquanto treinador tanto a nível das equipas de jovens como no desporto profissional e mesmo das equipas representativas do pais.


Prelectores Estrangeiros

O SITJ 2009 tem este ano 4 prelectores estrangeiros. Acreditamos que conseguimos manter a tradição de trazer até nós alguns dos nomes internacionalmente mais reconhecidos em temas ligados à preparação desportiva juvenil. Ficam aqui alguns elementos sobre quem são os prelectores que estarão em Lisboa a 12 e 13 de Setembro próximos.

ISTVAN BALYI (Canadá)

Especialista de renome mundial no que se refere à preparação a longo prazo dos praticantes desportivos (LTAD), volta a Portugal após duas brilhantes comunicações no SITJ 2005 que entusiasmaram os treinadores presentes naquela iniciativa.Desde1994 é professor residente do National Coaching Institute British Columbia na University de Victoria, Canada, é frequentemente chamo a participar em programas de desenvolvimento nos EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália, seja a nível dos organismos de tutela, seja directamente com algumas federações desportivas.No Canadá colaborou com 16 selecções nacionais como consultor para a alta competição nas questões de planeamento e periodização.

JACKIE FAIRWEATHER (Austrália)

Especialista de Triatlo, modalidade em que obteve resultados de nível internacional como atleta e à qual se mantém ligada como treinadora e membro de várias organismos internacionais desta modalidade, vem de um país que constitui uma referência no que diz respeito à organização do desporto e em particular aos aspectos da formação de treinadores e de preparação dos atletas jovens.Enquanto elemento do quadro de técnicos da Australian Sports Comission tem vindo a realizar muito trabalho na concepção, acompanhamento e realização de programas orientados para o alto rendimento em diferentes modalidades, em particular na definição do percurso dos atletas desde as etapas iniciais até ao alto rendimento.

JEAN CÔTÉ (Canadá)

Docente da School of Kinesiology and Health Studies da Queen’s University, em Ontario, Canada, este autor tem uma forte colaboração com universidades e outras instituições dos EUA, do Reino Unido, de Austrália e de Singapura.Com uma larga experiência de apresentações em conferências internacionais, possui vários trabalhos publicados em livro e revistas de todo o mundo, versando essencialmente temas ligados à preparação desportiva juvenil, às questões da psicologia e ao trabalho dos treinadores.

JOHN LYLE (Inglaterra)

Especialista em Formação de Treinadores, com uma larga intervenção tanto na via académica (Inglaterra e Austrália) como no trabalho directo com as federações desportivas, foi o impulsionador dos primeiros estudos e cursos de mestrado sobre a formação de treinadores.
Professor da Escola de Psicologia e Ciências do Desporto da Universidade de Northumbria, tem um vasto currículo de conferências e publicações em temas relacionados com o treino desportivo e sobre a intervenção do treinador enquanto elemento preponderante deste sistema.


10.º Seminário Internacional de Treino de Jovens - SITJ 2009

Este ano o SITJ 2009 acontece mais cedo do que habitual, a 12 e 13 de Setembro.

Apesar disso, manteve-se o esforço de procurar garantir a qualidade dos anos anteriores, nomeadamente na escolha dos prelectores e dos temas a abordar.

Esta página irá sendo actualizada com informações sobre o seminário, trazendo dados sobre os prelectores e as comunicações que irão ser feitas.

Para já ficam disponíveis as ligações que permitem descarregar o cartaz e o folheto do evento, para que os interessados possam inscrever-se ou divulgar a iniciativa junto de possíveis participantes.

Estão confirmados para a edição deste ano os seguintes prelectores:

Carlos Eduardo Gonçalves
Istvan Balyi (Canadá)
Jackie Fairweather (Austrália)
Jean Cotê (Canadá)
John Lyle (Inglaterra)
Mário Guimarães
Sidónio Serpa

Inscrições

Nas ligações poderá descarregar em formato PDF os seguintes documentos:
Folheto
Cartaz
Ficha de Inscrição

imagem do 10.º seminário internacional de treino de jovens 2009