Imagem de Topo


ProSafeSport+

O Governo e o Instituto Português do Desporto e Juventude participaram, em 2017, na iniciativa Pro Safe Sport+, dinamizada pelo Conselho da Europa e da Comissão Europeia com o objetivo de consciencializar governos e organizações não governamentais sobre o abuso sexual de crianças no desporto (página online da iniciativa: https://pjp-eu.coe.int/en/web/pss/objectives-pss-plus).


São resultados desta iniciativa:

Centro Digital de Recursos

Disponibilizado na página do projeto - http://pjp-eu.coe.int/en/web/pss/resource-centre - trata-se de um centro de recursos para utilização dos clubes, associações e federações desportivas, pais, atletas e autoridades públicas. O Centro de Recursos compila boas práticas, legislação, projetos de intervenção e outros trabalhos desenvolvidos neste âmbito. Foi assegurado um resumo em Língua Inglesa dos recursos originalmente disponíveis noutras línguas.

Bolsa de Peritas/os

Foi constituída uma bolsa de peritas/os, que pode ser consultada na página do projeto - http://pjp-eu.coe.int/en/web/pss/experts. As/os peritas/os podem ser contactadas/os através de um endereço criado para o efeito, sendo o próprio Conselho da Europa que assegura o secretariado e gestão desta bolsa. A bolsa de peritas/os é constituída por políticas/os; investigadoras/es; especialistas em apoio às vítimas e agentes desportivos com conhecimento na matéria. Terá como atividades principais a dinamização de seminários com transmissão online e artigos, a disponibilizar na página online, sobre abuso sexual de crianças e jovens no desporto.

Kit de Formação

Foi elaborado e disponibilizado na página do projeto um kit de formação que contém fichas temáticas sobre abuso sexual de crianças e jovens no desporto. Este kit está destinado a agentes desportivos, autoridades nacionais, pais/mães e atletas. A versão traduzida em Língua Portuguesa, que também está disponível no site, contou com o apoio, na revisão, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

CAPA Kit Formação
Ficha 1 Factos e números - Kit Formação
Ficha 2 Quadros jurídicos e regulamentar - Kit Formação
Ficha 3 Como identificar a violência sexual - Kit Formação
Ficha 4 Como responder a alegações - Kit Formação
Ficha 5 Prevenir a violência sexual - Kit Formação
Ficha 6 Formação e sensibilização - Kit Formação

Campanha "Start to Talk"

Esta campanha foi desenhada e produzida ao longo da iniciativa, culminando na página online e no vídeo nela disponibilizado - https://www.coe.int/en/web/sport/start-to-talk . No vídeo que consta da página, podem ativar-se a opção de legendagem em Língua Portuguesa.

A campanha “Start to Talk” é lançada no dia 22 de novembro de 2018, no Museu Nacional do Desporto, associando-se à celebração do Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual - 18 novembro, num evento promovido pelo Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto, com a organização do Instituto Português Juventude e Desporto, em parceria com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e a Confederação Portuguesa de Associações de Treinadores.

Atendendo ao papel único que o Desporto desempenha nas vidas das crianças e jovens atletas, também e particularmente ao nível da sua educação, formação e desenvolvimento pessoal e social, consideramos que o saber e experiência dos agentes desportivos devem constituir alavancas do trabalho de consciencialização para este tema em Portugal.