Imagem de Topo

Imagem: Juventude e Desporto

PROGRAMA NACIONAL DE DESPORTO PARA TODOS
O Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT) foi elaborado de acordo com as orientações internacionais do movimento Desporto para Todos (DpT) e adota a definição consagrada na Carta Europeia do Desporto, na qual se entende por “desporto todas as formas de atividades físicas que, através de uma participação organizada ou não, têm por objetivo a expressão ou a melhoria da condição física e psíquica, o desenvolvimento das relações sociais ou a obtenção de resultados na competição a todos os níveis”.

O PNDpT assenta o seu enquadramento conceptual na Constituição da República Portuguesa, bem como na Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto (Lei n.º 5/2007, de 16 de Janeiro) e num conjunto alargado de orientações institucionais internacionais publicadas pela União Europeia e o pelo Conselho da Europa, pelas Nações Unidas, pela Organização Mundial de Saúde e Comité Olímpico Internacional.

O Programa define um conjunto de objetivos e metas a atingir no contexto do “Desporto de Base”, assumindo como visão uma população mais ativa, adotando estilos de vida saudáveis promotores de uma melhoria da saúde, qualidade de vida e bem estar. A sua missão encontra-se assente em pilares que visam a promoção e o desenvolvimento desportivo, a educação para e pelo desporto e a promoção da saúde.

Nesta área poderá encontrar informação detalhada sobre o PNDpT relativamente ao seu enquadramento conceptual e normativo, aos seus vetores estratégicos e princípios, às suas metas e objetivos, segmentos e áreas de intervenção.

Disponibilizam-se para consulta o seu regulamento, o formulário de candidatura dos programas desportivos a submeter pelas entidades elegíveis e o formulário de relatório das atividades desenvolvidas no quadro dos programas apoiados.
 

 

Relatório dos Programas Apoiados em 2016   

 

Período de Candidaturas ao PNDpT - Ano de 2017:

27 de janeiro a 28 de fevereiro de 2017

 

O apoio será consubstanciado através da celebração de contrato-programa de desenvolvimento desportivo ao abrigo do Decreto-Lei n.º 273/2009, de 1 de outubro. Cada entidade poderá apresentar apenas uma candidatura conjunta ao PNDpT - 2017.             

 

  • O formulário de candidatura deverá ser obrigatoriamente preenchido no seguinte endereço:

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeCo4K7LoKA4o_dcRNMcUHjdthEL16Zw47tc7_zljIsxx_0jw/viewform

     

    Os documentos adicionais requeridos para completar a candidatura ao PNDpT deverão

    ser enviados para o seguinte email: candidatura.desportoparatodos@ipdj.pt

            

    Nota: Se o tamanho dos mesmos exceder os 10 MB, poderão ser enviados por WeTransfer. 

     

    Documentos de apoio ao PNDpT:

  •