Imagem de Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

  Assinatura do protocolo para a implementação da “Carta Desportiva Nacional”

 

No dia 4 de Fevereiro de 2014 no Museu Nacional do Desporto o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), IP e o Instituto do Território (IT) estabeleceram um protocolo que tem como objeto a implementação, a administração e a gestão do SNID - Sistema Nacional de Informação Desportiva, até 31 de dezembro de 2015.

No âmbito deste protocolo caberá ao IPDJ, entre outras questões, assegurar a administração do projeto SNID - Sistema Nacional de Informação Desportiva, bem como produzir um sistema informático, constituído por duas partes produtivas fundamentais, que são o respetivo portal e o sistema relacional de bases de dados subjacente, destinado a servir a rede desportiva nacional.

Ver noticia

 
 Exposição temporária  "Design Sucks"
Esteve patente no Museu Nacional do Desporto de 14/11 a 14/12/2013, a exposição DESIGN SUCKS, criada pela Flúor Studio & Escola Superior de Hotelaria e Turismo. Exposição integrada na biena Internacional EXD’13 LISBOA – NO BORDERS dedicada ao design, arquitetura e criatividade.

 

 

 

   “Os Museus no Palácio"

  

No dia 7 de dezembro 2013 o Palácio Foz esteve de portas abertas numa iniciativa que se intitulou “Os Museus no Palácio”, o Museu Nacional do Desporto associou-se a esta iniciativa, abrindo nesse dia gratuitamente ao público. Para além das várias atividades promovidas pelos vários museus e organismos participantes, foi feita uma visita guiada à exposição “Live to skate”pelo próprio Luis Paulo.

 

Organismos participantes:

- Associação De Professores De História

- Câmara Municipal De Lisboa

- Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

- Cinemateca Júnior

- Direção-Geral Do Património Cultural

- Fundação Medeiros E Almeida

- Fundação Portuguesa Das Comunicações

- Gabinete Para Os Meios De Comunicação Social

- Instituto Superior Técnico

- Laboratório Nacional De Energia E Geologia, I.P.

- Museu Bordalo Pinheiro

- Museu Da Farmácia

- Museu Da Cidade

- Museu Das Comunicações

- Museus De Geociências

- Museu Geológico

- Museu Maçónico

- Museu Da Marioneta

- Museu Nacional De Etnologia

- Museu Nacional De História Natural E Da Ciência

- Museu Nacional do Desporto- Museu Nacional Do Teatro

- Santa Casa Da Misericórdia De Lisboa

 

 

  Premio Boas Práticas Associativas 2013

 

A cerimónia de divulgação de resultados e de entrega prémios às associações vencedoras realizou-se dia 1 de dezembro de 2013, no Museu Nacional do Desporto e contou com a presença do Senhor Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho e do Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes.

 

 

Presidente do IPDJ recebeu Presidente da Fundação para Desenvolvimento da Cidade Olímpica de Pequim no Museu Nacional do Desporto (25/11/2013)

 

O Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Cidade Olímpica de Pequim (BODA), Zhang Fengchao, visitou no dia 25 de novembro de 2013 o Museu Nacional do Desporto, a fim de oferecer à respetiva Biblioteca as obras «Forever Olympia» e «Looking Back in Glory», que documentam o impacto da organização de Jogos Olímpicos em todas as cidades que os receberam na era moderna (desde Atenas 1896). A BODA foi fundada em 2010, com o objetivo de promover a cultura e o desporto para o povo, dentro do espírito do ideal olímpico. A Fundação dedica-se a estudar o impacto da organização de Jogos Olímpicos sobre a vida das cidades anfitriãs, e de que forma contribui para o respetivo desenvolvimento e para o benefício dos cidadãos.  Mais …

 

 

18ª Gala do Desporto (31/10/2013)

 

 

Foram conhecidos os finalistas do prémio "Desportistas do Ano" no Museu Nacional do Desporto 

 

Foram conhecidos no dia 31 de outubro de 2013 numa cerimónia pública que decorreu no Museu do Desporto, Palácio Foz, os finalistas ao Prémio "Desportistas do Ano", nas categorias de equipa, treinador, jovem promessa, atleta feminino e atleta masculino.


Durante a sessão foi iniciada a votação do público que tinha um peso na eleição final de 60 por cento. Os restantes 40 por cento foram dos presentes no Casino Estoril, no dia 14 de Novembro 2013.


Fonte: CDP 31/10/2013

 

 

  

 Fashion’s Night Lisbon 2013

 

O salão nobre da biblioteca do Museu Nacional do Desporto, foi no dia 12 de setembro de 2013 palco de uma passagem de modelos integrada no evento Fashion’s Night Lisbon 2013.

 

 Lançamento do Livro «A Bola ao Ritmo de Fado e Samba»

 

Decorreu no Museu Nacional do Desporto no dia 12 de setembro 2013, a apresentação do livro coordenado por Francisco Pinheiro e Victor Andrade de Melo, «A Bola ao Ritmo de Fado e Samba» - 100 anos de relações Luso-brasileiras no futebol.

 

O lançamento desta obra foi apresentado por Carlos Reis, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra e Luiz Felipe Scolari, Selecionador Nacional de Futebol do Brasil.

 

 

 

 Prémios CNID no Museu Nacional do Desporto

No dia 26 de Agosto 2013 ocorreu no salão nobre da biblioteca do Museu Nacional do Desporto a cerimónia de atribuição dos prémios  CNID ZON SAGRES 2013.

Foram galardoadas três atletas: Ticha Penicheiro (Basquetebol), pela sua carreia desportiva, Ana Dulce Félix e Sara Moreira (Atletismo), como atletas do ano.

 

Noticia no site do CNID http://www.cnid.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=200&Itemid=38

 

 

Realizou-se no Museu Nacional do Desporto no dia 4 e 5 julho 2013 de o  5th Meeting – Expert Group “Sport, Health and Participation European Union” – Sport Department.

 

 

 No dia 8 de junho 2013 decorreu no Museu Nacional do Desporto apresentação do livro de André Oliveira, “Corro para a Eternidade”.

A apresentação foi conduzida pelo Professor Manuel Sérgio, com a participação do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Dr. Augusto Baganha, e da Presidente da Assembleia Municipal de Estocolmo, Dra. Margareta Björk.

 

 

 

 Exposição Fotográfica “Corro para a eternidade”

 

Esteve patente no Museu de 8 de junho a 12 setembro de 2013 a exposição fotográfica da autoria de Henrik Montgomery intitulada “Corro para a eternidade”, exposição integrada no lançamento do Livro com o mesmo titulo de André Oliveira.

 

 

 Conferência de homenagem a Carlos Callixto

 

No dia 5 de Junho de 2013 realizou-se no Museu a Conferência de homenagem a Carlos Callixto (1º centenário da sua morte)

Carlos Callixto é considerado o primeiro jornalista desportivo português – começou a publicar “magníficos artigos sobre velocipedia” em 1899 –, Carlos Callixto, chefe de redação de “A Luta”, deputado e senador da República, faleceu em 1913, com apenas 50 anos de idade.

Em jornais e revistas da sua época, Carlos Callixto defendeu e divulgou a prática do desporto. Foi um dos fundadores da União Velocipédica Portuguesa, da União dos Atiradores Civis Portugueses, do Cyclo Club Caldense e do Real Automóvel Club de Portugal, desenvolvendo ao mesmo tempo intensa atividade política em defesa dos ideais republicanos.

 

 

 

Realizou-se no Museu Nacional do Desporto, entre os dias 15 e 17 de maio 2013, a XXIV Conferência Internacional da História do Ciclismo (ICHC – International Cycling History Conference).

Os conferencistas participantes , oriundos de todo o mundo, debruçaram-se sobre a temática do ciclismo e da bicicleta, tendo uma questão de partida: Back to the future, a new city velorution?


 

 Tertúlia Jogos Combinados: Desafios e Soluções

Realizou-se no dia 25 de março 2013, no Museu Nacional do Desporto a Tertúlia Jogos Combinados: Desafios e Soluções, que  resultou numa importante reflexão em torno da integridade das competições desportivas e das medidas de esforço concertado a desenvolver para combate à corrupção no desporto!

A sessão foi presidida pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Alexandre Miguel Mestre, e integraram o painel de oradores especialistas em várias vertentes desta temática, nomeadamente:  

José Ribeiro e Castro, Presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República,

Emanuel Medeiros, CEO da European Professional Football Leagues,

Diogo Guia, Grupo de Trabalho do Conselho da Europa para a Convenção relativa aos Jogos Combinados,

Carlos Figueira, Procurador do Ministério Público. 

O debate foi moderado pelo jornalista Jorge Gabriel.

 

  Lançamento da Coleção Ética no Desporto


No dia 20 de fevereiro de 2013 decorreu pelas 18:00h, a sessão de lançamento da coleção Ética no Desporto, que teve lugar no Museu Nacional do Desporto.

A coleção apresentada é composta por três títulos:
               “Educação pelo Desporto e Associativismo Desportivo: uma ligação necessária”; 
               “Desportivismo e desenvolvimento de competências socialmente positivas”, coordenados por Carlos Eduardo Gonçalves;
               “Olímpico: Os jogos num percurso de valores e de significados”, coordenado por Paulo Pinto.


Presidiu à sessão  de apresentação o Dr. Augusto Baganha, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P em representação  do Sr. Secretário de Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Alexandre Miguel Mestre, a apresentação das obras esteve a cargo do Sr. General Rodolfo Begonha.

Reconhecendo que a prática desportiva deve ser realizar em perfeita harmonia com os princípios da ética desportiva e que o mais importante no Desporto são os valores, as relações humanas, a inclusão social, a luta codificada, a igualdade de oportunidades, o Plano Nacional de Ética no Desporto promoveu o lançamento de uma coleção que versa sobre a temática dos valores éticos no domínio do desporto, que é editada pelas Edições Afrontamento.

 

Teve lugar dia 11 de fevereiro corrente, no Museu Nacional do Desporto, às 15h00, a cerimónia de assinatura e homologação do Contrato-programa de Desenvolvimento Desportivo, entre o IPDJ, I.P. e o Comité Olímpico de Portugal (COP), no âmbito do programa de preparação Olímpica – Rio 2016 e JO 2020 e 2024.